Depois de tantos empecilhos, nesta semana iniciei o projeto com as turmas de história do 3º ano . Os alunos produziram textos individuais, ainda têm alguns em construção, mas já está disponível no blog da disciplina.
Continuamos com as produções das outras turmas. A maioria das produções foram individuais e algumas já estão finalizadas. Colhi depoimentos de alguns alunos e professores à respeito do projeto. Fiz uma enquete para esta semana, pena que não deu pra acessar no laboratório da escola, mas alguns responderam e podemos ver o que eles estão achando do projeto.
Na disciplina de Artes, temática compositor baiano, cada turma tem o seu compositor. Esta é uma das produções do 1º J .
Na disciplina de Matemática foram feitas pesquisas sobre Trabalho Infantil, disponível no blog. Esta é uma das produções individuais do 1ºB, construção de tabela no word e construção de gráfico no excel.
Precisamos pensar em tecnologia na educação sempre, pois mudanças/inovações acontecem a cada instante. Vê-la como um meio para melhorar a qualidade do ensino é essencial!
Nossos alunos fazem muita coisa ao mesmo tempo,atendem ao celular, teclam, assistem tv, baixam vídeo ....
Nos dias 21 e 22 participei do III Colóquio Internacional Saberes, Práticas: Tecnologias e Processos de Difusão do Conhecimento, na FACED/UFBA. Neste encontro foram discutidas algumas questões a respeito do uso da tecnologias na educação, uma delas foi que estas podem ajudar os professores a romper com o poder hierárquico e linear do conhecimento, em que somente eles falam. E dar voz e autonomia ao educando, para que eles sintam-se autores e co-autores do seu processo de formação.
Muitas descobertas!! Muitos alunos não sabiam como usar o google. É impressionante como eles aprendem rápido, e se não sabem perguntam, opinam, ajudam o outro. Vale ressaltar a disponibilidade deles em estar ajudando o colega na confecção das atividades e na criação do e-mail.
Ao iniciar cada atividade/turma sempre saliento com os alunos a importância do cuidado com o laboratório para sempre ter uso, pois é de todos.
Os professores estão espantados com participação dos alunos nos blogs das disciplinas. As turmas de artes estavam reduzidas! Este projeto fez com que eles voltassem o interesse pela disciplina e enchesse o laboratório. A repercussão do projeto é bastante positiva, inclusive na quarta unidade, momento em que a evasão é maior. E eles estão conseguindo gerir o que tem aprendido, mas não sei se eles já compreendem isso, mas logo saberemos. Está sendo prazeroso pra eles estar no laboratório com os professores.
Bem, as atividades estão ocorrendo tranquilamente e os alunos com mais autonomia e motivação. Acessem os blogs das disciplinas e vejam os depoimentos deles.
Iniciamos a segunda semana de execução, novas turmas foram incorporadas à proposta. E se tivesse carga horária ...
Bem, alguns professores começaram à refletir sobre a sua ação e ver os alunos como autores do seu processo de formação.
Não esperava encontrar alunos sem e-mail e sem saber usar a máquina. Enfim, estes saíram do mapa de exclusão.
A motivação dos alunos está em alta, isto é percebido nos comentários do blogs das disciplinas de gestão e artes. e pelos corredores da escola ....
Vale ressaltar a disponibilidade dos alunos em ajudar os outros colegas na abertura de endereço eletrônico(e-mail), na construção dos slides, nas pesquisas. Todos estão colaborando com o projeto, as temáticas giram em torno de Compositores bahianos (Artes/Estudos Sócio-culturais), Trabalho Infantil (Matemática,/Estudos Sócio-culturais) , Mercado de trabalho e profissões ( Gestão empreendedora) , República Velha e Movimentos Sociais (História). Este último ainda não começou devido à falta de energia.
Bem será uma semana super agitada, estarei no laboratório com 20 turmas. Breve estarei disponibilizando as atividades produzidas por eles, mas podem acompanhar algumas atividades através do blogs das disciplinas.
Indo ao Colégio Costa e Silva conversar com os professores sobre a proposta com a intenção de sensibilizá-lo a aderir ao projeto. Foram três dias e seis professores aceitaram. Então partimos logo para esboçar a proposta de ação.
No segundo momento, nesta semana, começamos a execução do projeto. Uma maravilha!! Os alunos e os professores ficaram bastante contentes com o inicio do projeto apesar de ter alguns contratempos que são comuns em laboratórios de informática
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2007), cujo tema de monografia foi Radio e Escola: Uma experiência de rádio comunitária na Escola Municipal Amai Pro sob a orientação Maria Helena Silveira Bonilla.
Sou Pedagoga e gosto muito do que faço. Este blog foi criado quando atuei como Professora Colaboradora do NTE vai à Escola no Col. Est. Presidente Costa e Silva.